Como se tornar mais saudável. Todos nós sonhamos com uma vida em que estamos mais em forma e produtivos: acordamos mais cedo, comemos de forma mais saudável, treinamos com mais frequência e fazemos mais coisas durante o dia sem sofrer de dores crônicas ou problemas de saúde. Mas poucos de vocês realmente vivem isso.
Você faz o seu melhor para tornar essa visão uma realidade: você segue dietas, adota planos de exercícios, mas depois de um curto período de tempo você se vê voltando às mesmas rotinas negativas.
A mudança é difícil, e não importa o quanto você odeie admitir isso, você gosta do conforto que esses velhos hábitos lhe dão; você adora como eles não exigem nenhum esforço ou energia adicional.
Mas depois vem a culpa. Você começa a sentir vergonha das más decisões que tomou. Você perde a esperança e talvez até tente se convencer de que é tarde demais para você e que simplesmente não foi feito para o estilo de vida que deseja.
Velhos hábitos são difíceis de matar. Como superar isso?
Tudo começa na sua cabeça. Reprogramar seu cérebro para mudar o foco de odiar os padrões negativos para o desenvolvimento de novos padrões saudáveis é a melhor maneira de uma mudança drástica.
Para ter um estilo de vida saudável, você deve primeiro desenvolver a mentalidade certa para isso.
Felizmente, reunimos para você hoje 4 estratégias que vão te ensinar exatamente como dominar sua mentalidade e fazer uma mudança que dura para sempre.
Veja os 4 passos de como se tornar mais saudável
1. Lento, mas constante.
Se quer saber como se tornar mais saudável, então comece pequeno, MUITO pequeno. O efeito de dar passos de bebê aumentará e fará você dar passos maiores.
Seja disciplinado e permaneça determinado. Não espere a motivação bater à sua porta. Faça assim mesmo, mesmo nos dias em que não estiver com vontade.
E qual é uma das melhores maneiras de se mexer? Isso é seguindo a regra dos 5 segundos:
« Se você tem um impulso para agir em um objetivo, você deve se mover fisicamente em 5 segundos ou seu cérebro vai matar a ideia (…) Porque quando você se move fisicamente, seu cérebro começa a construir novos hábitos (…) estão no ato de construir novos hábitos e apagar os já existentes. »
Essa regra, afirmada pelo autor e palestrante motivacional Mel Robbins, é uma forma de metacognição que permite superar os truques que seu cérebro faz para distraí-lo, ligando seu córtex pré-frontal.
A neurocientista e pesquisadora da Universidade de Yale, Amy Arnsten, explica que o 5-4-3-2-1-Go! contagem regressiva ativa essa área do cérebro responsável pelo planejamento e tomada de decisão.
Também importa que você defina metas para si mesmo a longo prazo. Esses objetivos ajudarão você a criar hábitos sustentáveis.
A motivação virá quando as mudanças se tornarem cada vez mais perceptíveis.
2. Entenda como funcionam os hábitos.
Os hábitos são formados através de uma série de ações muito simples, mas muito forte, que o jornalista vencedor do prêmio Pulitzer Charles Duhigg chama de: The Loop. Em seu livro O poder do hábito, ele diz:
Em primeira instância, há um sinal, um gatilho que diz ao seu cérebro para entrar no modo automático e qual o hábito a ser usado. Depois há a rotina, que pode ser física, mental ou emocional.
Finalmente, há uma recompensa, que ajuda o seu cérebro a consultar se vale a pena lembrar desse loop particular para o futuro.
Com o tempo, este loop se torna cada vez mais automático. A pista e a recompensa se entrelaçam até que nasça uma poderosa sensação de antecipação e desejo. “
Isso significa que, se você deseja mudar seus hábitos, deve seguir as mesmas regras que os criaram. Primeiro, comece identificando os hábitos negativos que você tem.
Identifique o gatilho por trás deles, o comportamento que se segue e a recompensa que você sente. Então, tente implementar um comportamento saudável ao qual você atribui o mesmo gatilho e recompensa.
Lembre-se com mais frequência da recompensa e repita esse ciclo até que o velho hábito seja apagado e o saudável se torne arraigado em sua rotina.
E por último, seja paciente. Tenha em mente que formar um novo hábito leva 66 dias em média, de acordo com um estudo da University College (Londres, 2000).
3. Acompanhe seu progresso, não importa quão pequeno.
Fique de olho no progresso que você está fazendo. Use um calendário e marque os dias em que você segue os hábitos saudáveis, esse truque não apenas informará os dias em que você está progredindo, mas também o motivará a não quebrar a corrente.
Mas caso você perca um dia em que não tenha o hábito saudável, não desista. Perder um dia não afetará seus resultados a longo prazo.
4. Aproveite o processo.
Todos sabemos que a mudança é difícil, mas recompensando a si mesmo e comemorando cada pequena vitória, você terá mais chances de manter o comportamento saudável.
Reconheça suas conquistas e encontre a felicidade no estilo de vida saudável que você está vivendo agora, pois é a melhor maneira de fazê-lo durar para sempre. Siga esses passos de como se tornar mais saudável e lembre-se, nunca é tarde para viver a vida que você quer!