Uma horta orgânica está facilmente ao alcance de qualquer aspirante a dedo verde.
É amplamente aceite que os vegetais são bons para a saúde e, como tal, devem fazer parte dos nossos hábitos alimentares diários.
Os vegetais produzidos organicamente (cultivados naturalmente sem o uso de pesticidas e apenas com fertilizantes naturais) são ainda mais saudáveis.
No entanto, comprar vegetais cultivados organicamente pode custar mais.
Portanto, a solução para esse dilema, é claro, é você começar uma horta orgânica própria. É muito fácil de fazer e pode ser divertido tanto para você quanto para as crianças.
Todo mundo sabe que as crianças adoram cavar na terra, então deixe-as plantar alguns vegetais também para que possam assistir suas próprias plantas crescerem.
Pense na sua saúde e no meio ambiente.
Hoje em dia, as pessoas estão mais conscientes de sua saúde e meio ambiente.
Todos nós sabemos que pesticidas e fertilizantes podem fazer mais mal do que bem e é por isso que a horta orgânica se tornou a opção preferida dos jardineiros de todo o mundo.
Sim, sabemos que usando esses produtos químicos, os agricultores podem produzir vegetais maiores mais rápido do que a natureza pretendia.
Mas às vezes precisamos analisar com mais atenção se um retorno mais rápido para a colheita desses vegetais quimicamente aprimorados vale a ameaça potencial à nossa saúde pelos produtos químicos usados para tornar isso possível.
Durante séculos, os agricultores confiaram na irrigação e na mãe natureza para fornecer a luz solar necessária para o cultivo de vegetais orgânicos.
Esta é a forma como a natureza pretendia que nossas plantas fossem cultivadas, e essa ideia está fazendo um grande ressurgimento.
Como a jardinagem orgânica é um conceito tão simples (requer apenas os elementos básicos do solo, água e sol), as pessoas estão percebendo que podem facilmente tentar cultivar seus próprios vegetais em casa. Criando sua própria horta orgânica.
Se você acha que esse tipo de ideia pode ser do seu interesse, mas não tem certeza de quais plantas você pode cultivar, deixe-me dar algumas ideias.
Você pode começar com batatas e cenouras, brócolis, cebola e repolho, a lista não é exaustiva.
Você está limitado apenas pela sua própria imaginação… e possivelmente pelo tamanho do seu jardim.
A única restrição real é que certas plantas só crescem durante certas estações do ano.
Você deve certificar-se de que seu jardim oferece drenagem suficiente para cultivar os vegetais. Caso contrário, uma alternativa pode ser usar canteiros elevados para cultivá-los.
A pesquisa é fundamental aqui, mas não se preocupe, se você não tiver certeza, sempre pode perguntar em um centro de jardinagem local (onde as sementes de vegetais são vendidas em pacotes) que eles aconselham.
Proteja sua horta orgânica de pragas.
Depois de fazer sua compra, seu próximo passo é ir para casa e plantar as sementes em sua nova horta orgânica.
De agora em diante, seu novo cargo é “O Protetor”. É seu trabalho garantir que nada prejudique seus pequenos “bebês” até a hora de colhê-los.
As ameaças às suas plantas virão de várias formas, como animais, pragas e ervas daninhas.
Os melhores impedimentos contra os animais que comem suas plantas, são colocar cercas em torno de sua horta orgânica e também colocar pêlos de animais e/ou produtos perfumados, como talco de bebê e sabão.
Incentive ativamente os pássaros e outros insetos em seu jardim a comer as pragas antes que elas danifiquem seus vegetais.
Se você tiver um pequeno lago, você também pode colocar sapos em seu jardim, pois eles manterão seu jardim livre de pragas.
A melhor maneira de evitar ervas daninhas é semear vários tipos de plantas próximas umas das outras no jardim.
Se alguma erva daninha passar, você deve simplesmente puxá-la.
Se preferir, pode sempre utilizar uma mistura caseira como medida preventiva. Esta é uma mistura de composto de jardim, bolor de folhas, estrume e casca lascada.
Cultivo de vegetais orgânicos dentro de casa.
Obviamente, há outra maneira de evitar pragas e isso é que seus vegetais cultivados organicamente sejam plantados dentro de casa.
As plantas de tomate são o exemplo perfeito, pois podem ser cultivadas em um recipiente orgânico feito de madeira, argila ou plástico.
Vale a pena mencionar neste ponto que, se você estiver usando esses recipientes, apenas o solo por si só não contém bondade suficiente para o cultivo de vegetais orgânicos.
Uma mistura de vermiculita, perlita e turfa seria mais benéfica.
Se vai cultivar as suas plantas dentro de casa, não se deve esquecer de dar-lhes luz solar e regas diárias.
Você pode colocá-los do lado de fora para sua cota diária de sol, se o tempo permitir, e apenas trazê-los no final da tarde, início da noite antes que as temperaturas caiam.
Se o tempo estiver muito frio para colocá-los do lado de fora, você pode simplesmente colocá-los em uma janela voltada para o sul ou oeste.
Benefícios da horta orgânica.
Por fim, vale a pena mencionar que, embora comprá-los em uma loja possa ser um pouco mais caro, você pode economizar dinheiro cultivando seus próprios.
Se tiver espaço suficiente, possivelmente ganhar algum dinheiro vendendo seus produtos em mercados locais.
Por isso, ter sua própria horta orgânica pode ser benéfico tanto para a sua saúde, quanto para o seu bolso.