“O que!?” você exclama? Metas? Estou farto de metas. Durante toda a minha carreira profissional, precisei estar focado em estabelecer metas, tanto que determinei que meu único objetivo na aposentadoria seria não ter metas!
Na verdade, definir metas de aposentadoria pode ajudar os aposentados a evitar alguns dos efeitos negativos do envelhecimento, e ajudar a manter a qualidade de vida por mais tempo.
Contudo, se você estiver disposto a revisitar sua adversidade em relação ao estabelecimento de metas na aposentadoria, vamos começar com uma das realidades mais importantes e significativas da vida, a família.
Objetivos da família
Até agora, sua vida profissional consistia em um malabarismo desafiador, tentando equilibrar as demandas familiares com as de sua carreira ou trabalho.
Agora você tem a oportunidade de renegociar sua alocação de tempo de acordo com seus próprios valores.
Que tal colocar uma alta prioridade em passar tempo com familiares imediatos e remotos – seja por meio de um tempo pessoal ou por meio de mídias sociais?
Sim, o cão da família precisa ser passeado.
Os netos, podem ser levados nessas viagens de campo especiais que criam memórias duradouras.
Agora você tem tempo para planejar aquele evento de aniversário especial e único para seu parceiro ou filhos, em vez de simplesmente enviar aquele cartão de aniversário previsível!
E não se esqueça de seus pais, aquelas pessoas especiais que foram responsáveis em grande parte pelo sucesso de sua vida.
As chances são de que eles dariam boas-vindas a um café da manhã semanal.
Metas de aprendizagem
E o seu desenvolvimento mental pessoal?
Os aposentados podem evitar o declínio da capacidade de raciocínio e a velocidade do processamento mental, envolvendo-se em atividades cognitivamente exigentes que exercitam a mente.
Do mesmo modo, se você seguir o mantra “use ou perca”, então, sim, junte-se ao clube do livro local que faz um almoço progressivo após cada reunião.
Apresente-se àquele grupo de bridge que sempre parece estar se divertindo.
Aprimore suas habilidades de Sudoku desafiando os amigos virtuais que você conheceu online.
Faça aquele curso de jardinagem que é tão popular na faculdade da comunidade local.
Objetivos de Voluntariado
Se você sempre acreditou que quem mais se beneficia em qualquer empreendimento altruísta, o recebedor ou o doador, é o que mais se beneficia.
Você encontrará amplas oportunidades de retribuir à sua comunidade oferecendo seu tempo, talentos ou recursos materiais para causas louváveis, ao mesmo tempo em que estimula sua mente.
Ofereça-se para dar aulas particulares às crianças do distrito escolar local.
Considere que qualquer número de Boomers gostaria de receber sua ajuda na preparação de impostos ou como criar uma apresentação de slides familiar no PowerPoint.
Se você mora na cidade, seu museu, teatro ou hospital local abraçaria avidamente seu voluntariado, seu tempo e talentos.
E, em troca, imagine o que você aprenderia no processo em qualquer um desses locais. Daí o paradoxo: “Quanto mais você dá, mais você recebe”.
Metas de viagem
Suas escolhas de viagem são uma legião. Vá por conta própria e explore todos os cantos e recantos do destino escolhido à sua vontade.
Escolha um tour organizado e deixe todos os detalhes e a tomada de decisões para sua organização de viagens favorita.
Qualquer que seja a opção escolhida, você precisará pesar seus prós e contras.
Mas, sem dúvida, você achará sua escolha de viagem revigorante, enriquecedora e até, em muitos casos, uma mudança de vida.
Viajar tira você da sua zona de conforto, desafia suas ideias tradicionais, permite que você experimente novas culturas e, involuntariamente ou não, abre novas janelas de autodescoberta.
A primeira vez que estive ao pé de uma cachoeira em uma pequena aldeia suíça, o nó na minha garganta revelou tantas emoções misturadas…
Que eu nunca poderia compartilhar este momento em sua plenitude com o pessoal de casa.
E, de fato, tantos destinos incríveis além do Brasil.
E serei mudado para sempre para melhor pela minha primeira viagem à Europa e por todas as viagens que se seguiram.
Objetivos “Trabalho”
“Sem trabalho, ou metas para substituir o propósito que o trabalho lhe dá, você tem pouco para mantê-lo motivado” (McLain e Lovejoy, 2015).
Dito isso, considere que você está agora na posição invejável de poder rever e renegociar completamente seus “termos de trabalho”.
Dê um passo para trás e “mire, mire, mire” antes de atirar. Consciente e reflexivamente, determine seu alvo.
Você vai continuar fazendo o mesmo tipo de trabalho que fazia antes da aposentadoria?
Em tempo integral ou parcial?
Ou você vai seguir um caminho de “trabalho” totalmente diferente, um que satisfaça um talento latente ou um interesse convincente?
Talvez você esteja pensando em se aventurar no mundo do empreendedorismo, em vez de ter um chefe, ser o chefe. É a sua escolha.
Metas criativas
Quanto do seu lado criativo você reservou para as demandas práticas de ganhar uma vida confiável, sustentar e criar uma família, estabelecer-se e subir a escada?
Mas isso foi então, e isso é agora. Você já gostou de escrever? Agir? Para fazer cerâmica? Para criar aquarelas de flores da primavera?
Seu saxofone foi relegado a um armário desde que você se formou na faculdade?
A voz cantante que uma vez lhe rendeu todos os melhores solos do seu coro do ensino médio está enferrujada por desuso?
Há muito tempo você deixou de lado seu amor pela marcenaria? Ou tecelagem? Ou restaurando motores de carros clássicos?
Possivelmente você nunca teve tempo para nada disso, ainda. Então, você nem sabe se seria tão talentoso no que sempre desejou ter a oportunidade de criar.
Sem problemas. Isso significa apenas que a hora é agora para você começar. Criar é sua própria forma de prazer.
Expressar-se através de palavras, óleos, tecidos, argila ou madeira dá voz ao seu espírito interior como nada mais o fez ou fará.
Se você já aprendeu as habilidades para sua escolha de local criativo, reconecte-se com o que sabe, aprenda mais e siga em frente com paixão.
Se você sempre sonhou em criar, mas nunca aprendeu como, coloque-se no caminho do estudo, depois desenvolva sua arte ou ofício, e depois se deleite com o que você é capaz de trazer à vida de sua própria mente e mãos.
Você tem o luxo considerável de definir seus próprios objetivos
Sim, agora que você está aposentado, você tem o luxo de estabelecer metas que sejam significativas para você, guiadas por sua definição de “uma vida bem vivida”.
Os especialistas concordam que todos nós saímos melhor quando temos um propósito na vida e que a falta de objetivos pode colocar nossas vidas em risco após a aposentadoria.
Se seus objetivos na aposentadoria giram em torno da família, autodesenvolvimento pessoal, doação aos outros, viagens, “trabalho”, criação, ou alguma combinação destes eles prometem mantê-lo em boa posição quando você entrar no final de sua vida e, esperançosamente, melhor obra.
Leia também: