Fio dental: Porque você nunca deve deixar de usar. Os dentes são o nosso maior bem, eles devem ser cuidados com todo o carinho do mundo. Principalmente os da frente, que são a nossa carteira de visitas, a partir daí que a gente percebe a importância do uso.
O fio dental é importante porque ele ajuda a remover a placa bacteriana que se acumula ao longo do dia, especialmente nos dentes posteriores, onde a escovação é mais difícil. A placa bacteriana pode levar às cáries e às doenças gengivais, portanto, é importante que seja retirada diariamente.
Portanto, não deixe de colocar o fio dental na sua rotina de higiene bucal! Ele é o seu melhor amigo no combate às cáries e às doenças gengivais.
O que acontece se eu não usar o fio dental?
Se você não usar o fio dental, a placa bacteriana se acumulará nos seus dentes e gengivas, o que aumenta o risco de cáries e doenças gengivais. Além disso, a placa bacteriana pode manchar os seus dentes, deixando-os amarelados.
Para evitar isso, é importante escovar os dentes com pasta dental duas vezes ao dia e usar o fio dental diariamente. Com uma higiene adequada, você terá um sorriso bonito e saudável!
Porque passar fio dental antes de escovar os dentes?
Algumas pessoas acham que basta escovar os dentes para remover a placa bacteriana, mas isso não é o suficiente. A escovação consegue remover a placa da superfície dos dentes, mas não consegue alcançar todos os cantos e sulcos.
É aí que entra o fio dental! Ao passa-lo nos dentes antes da escovação ajuda a remover a placa bacteriana nos lugares que a escova não consegue alcançar, deixando assim os seus dentes mais limpos.
Como usar o fio dental?
Geralmente, deve ser enrolado em torno do dedo indicador e passado suavemente nos dentes e gengivas. Faça movimentos de vaivém para remover a placa bacteriana. Não force o fio dental nos dentes e gengivas para evitar machucá-los.
Você também pode usar a ponta dele para limpar os dentes posteriores. Para isso, dobre a ponta e faça movimentos de vaivém para remover a placa bacteriana.
Quantas vezes tem que usar o fio dental?
O ideal é que você passe nos seus dentes duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite. No entanto, se você não conseguir cumprir este objetivo, tente pelo menos passar uma vez ao dia, de preferência à noite, antes de ir dormir.
O que substitui o uso do fio dental?
Não existe nenhum produto que substitua o uso do fio dental. A escovação consegue remover a placa da superfície dos dentes, mas não consegue alcançar todos os cantos e sulcos.
Portanto, ele é o melhor método para remover a placa bacteriana nos dentes. Além disso, ele ajuda a manter os dentes brilhantes e saudáveis.
Como escolher o fio dental?
Escolher o fio dental certo pode fazer toda a diferença quando se trata de manter os dentes limpos e saudáveis.
Existem muitos tipos diferentes no mercado, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Por isso, é importante considerar qual será o melhor para você, de acordo com as suas necessidades específicas.
Aqui estão algumas coisas que você deve levar em consideração ao fazer sua escolha:
O tamanho do seu dente:
Os dentes maiores precisam de um fio dental mais robusto para garantir uma limpeza adequada;
A forma do seu dente:
Os dentes em forma de cone, por exemplo, precisam de um fio dental com ponta arredondada para evitar machucar as gengivas;
A sensibilidade da sua gengiva:
Se você tem gengivas sensíveis, opte por um com menos abrasividade para evitar irritações;
Seus hábitos alimentares:
Se você costuma consumir alimentos mais ácidos ou doces, opte por um fio dental fluorado para proteger os dentes contra a corrosão.
Já se você tem aparelho ortodôntico:
É importante escolher um fio que seja compatível com ele. Falando em aparelhos, é importante lembrar que existem também opções especiais de fio dental para quem os usa.
Enfim, existem muitas opções no mercado e é importante pesquisar bem antes de escolher qual é a melhor para você.
Qual a ordem correta para limpar os dentes?
A ordem correta para limpar os dentes é:
1. Passar o fio dental nos dentes;
2. Escovar os dentes com uma escova de cerdas macias;
3. Enxaguar a boca com água.
Após a escovação, espalhe um pouco de pasta de dentes nos dentes e enxague a boca com água. A pasta de dentes ajuda a remover a placa bacteriana e deixar os dentes brilhantes e saudáveis.
Qual a frequência ideal para ir ao dentista?
A frequência ideal para ir ao dentista é de 6 em 6 meses. No entanto, se você tiver algum problema dental, como cáries ou gengivite, deve marcar uma consulta com o seu dentista o quanto antes.
O dentista irá avaliar a sua condição dental e indicar o tratamento mais adequado. Além disso, o dentista poderá orientá-lo sobre a melhor forma de cuidar dos seus dentes e gengivas.
Portanto, não deixe de ir ao dentista! Ele é o seu melhor amigo no combate às cáries e às doenças gengivais.
Conclusão:
Os dentes, além de serem nosso maior bem, são a carteira de visitas que todos nós temos. Por isso, é extremamente importante cuidar bem deles, principalmente dos da frente. A saúde bucal é um assunto sério, e devemos sempre estar atentos às suas dicas de prevenção. Por isso, siga essas dicas e tenha uma saúde bucal impecável!
Pingback: Clareamento Dental: Tudo Que Você Precisa Saber Antes De Fazer. - Saude E Beleza