Veja alguns materiais de cobertura ecológico que contribui para o bem-estar ambiental e a sustentabilidade, tomar decisões de telhado com consciência ecológica é uma ótima maneira de continuar esse passatempo carregado de energia.
Felizmente, existem várias opções para sistemas de cobertura ecologicamente corretos. Sua escolha dependerá de sua preferência pessoal, orçamento e alguns outros fatores.
Ao conversar com um empreiteiro de telhados profissional, você pode aprender todas as opções de telhados ecologicamente corretos que melhor atenderão às necessidades exclusivas de sua casa.
Você também pode rever muitas das possibilidades de antemão, a fim de se preparar para tomar a decisão final.
Continue lendo para aprender alguns dos materiais de cobertura ecológicos mais comuns e celebrados, bem como algumas dicas para melhorar a eficiência energética e muito mais.
Telhados ecologicamente corretos:
Os sistemas de cobertura ecológicos mais comuns incluem alguns dos mais populares nos mercados comercial e residencial.
Abaixo está uma lista desses sistemas e as qualidades que os tornam seguros para o meio ambiente e os ecossistemas circundantes.
Esta lista inclui telhas asfálticas, metálicas, telhas de barro, telhas de concreto, ardósia, madeira, fibrocimento e telhados reciclados.
Telhas Asfálticas
Esta é uma das opções mais econômicas e comuns para telhados residenciais.
Eles são considerados os menos atraentes e não duram tanto quanto outros materiais de cobertura, mas são feitos de materiais naturais, tornando-os perfeitamente ecológicos.
Metal
O metal é 100% reciclável e pode ser reprocessado várias vezes.
A reciclagem de metal reduz a necessidade de minerar mais, reduzindo as taxas de esgotamento dos depósitos de minério natural.
Um telhado de metal antigo ainda é útil e valioso, e pode ser reaproveitado infinitamente. Aço e alumínio leve são os metais mais comuns usados para telhados de metal.
Ardósia
A ardósia é um elemento natural da terra e altamente durável. Dura muito, mas vem com um preço alto. É uma das opções de cobertura mais atraentes.
A ardósia também é 100% decomponível e reciclável.
Clay
Telhados de telha de barro são referidos como “terracota” na indústria. Eles são feitos de recursos naturais, principalmente argila e água, que são 100% naturais.
No entanto, você deve ter cuidado ao escolher o revestimento, pois alguns são ligeiramente tóxicos se escorrerem para as fontes naturais de água.
Concreto
As telhas de concreto são semelhantes às telhas de barro em termos de ecologia e composição natural.
O concreto é feito de agregados naturais, como cimento, pedra, cascalho e areia.
Batidos de Madeira
A madeira é um elemento natural que vem das árvores, tornando-o 100% ecológico e seguro para o meio ambiente.
O cedro é o material mais comum usado para sistemas de cobertura de madeira, mas outros tipos de madeira também são usados com frequência.
Apenas certifique-se de escolher madeira certificada FSC.
Fibrocimento
A placa de fibrocimento é uma excelente opção de cobertura verde, pois é composta principalmente de cimento e fibra de celulose, ambos biodegradáveis.
Telhados Reciclados
O uso de produtos reciclados é uma ótima prática ecologicamente correta, e os sistemas de telhado não são diferentes.
As coberturas de plástico e borracha são recicláveis e podem ser fabricadas para se assemelhar a materiais de alta qualidade, como madeira e telhas.
Dicas adicionais:
- Ir para materiais que são ricos em conteúdo reciclado.
- Evite revestimentos de cobre e zinco.
- Evite materiais que exijam o uso de produtos químicos para manutenção.
- Escolha telhados de cores claras em climas quentes para aumentar a refletividade do sol.
Pingback: 10 Dicas Para Projetar A Casa Dos Seus Sonhos. -