O primeiro passo para plantar legumes com sucesso, é olhar para o seu espaço com um olhar crítico.
Pode não ser prático usar um espaço de 50 cm x 50 cm ou 1 m x 1 m, nesse caso você deve considerar a jardinagem em contêineres para sua colheita.
Além disso você pode mover os recipientes para os legumes escolhidos para que eles recebam luz suficiente diariamente. Pode escolher os decorativos que adicionam mais apelo visual ao seu esforço de jardinagem.
Para aqueles jardineiros que procuram um plantio mais “tradicional”, é muito importante usar seu espaço de forma eficaz.
Muita gente esquece que o jardim não é simplesmente largura e profundidade. Você também tem um espaço vertical que pode ser preenchido com cabaças, feijão, melão e afins.
Se você planeja misturar flores em sua variedade de legumes, vegetais, acessórios como treliças podem fazer um trabalho duplo para as flores.
Semeando Semente.
Você pode plantar sementes em fileiras, canteiros elevados ou colinas. O mais importante é o quão longe no solo a semente vai.
Observe a espessura da semente. Vezes esse tamanho por quatro em termos de quão profundo um sulco você faz.
Isso evitará que a semente seja lavada ou colhida por pássaros famintos. Se o seu solo tiver uma grande quantidade de areia, você pode colocar a semente mais longe.
Certifique-se de que o solo em cima da semente esteja bem arado. Se você mora em uma área seca, adicione um pouco de cobertura morta por cima para reter a umidade necessária.
Alinhe-os.
Uma das razões pelas quais você costuma ver pessoas plantando vegetais em fileiras é porque é simples e funcional.
Dá-lhe um uso eficaz do espaço do seu jardim e torna mais fácil descobrir o que é realmente um vegetal e o que é uma erva daninha.
Alternativamente, você pode tentar um planejamento de fileiras amplas. Onde poderá espalha uniformemente as sementes escolhidas em um espaço mais amplo, o que diminui o desbaste que você precisa fazer mais tarde.
Cebola, feijão e alface se beneficiam do plantio em fileiras largas.
Há também a opção de plantio em colina, que normalmente é usado com coisas como melão ou pepino, legumes com videiras.
Como você só costura algumas sementes em cada colina, não precisará diluí-las à medida que crescem.
Mudas.
Observe que, se você não adicionou material orgânico ou fertilizante ao solo, precisará fazê-lo se transplantar mudas de dentro de casa.
Um fertilizante de uso geral dissolvido em água faz o truque muito bem. Apenas certifique-se de seguir as instruções em termos de quantidade.
As raízes de suas mudas são sensíveis agora, muito fertilizante pode chocar a planta ou queimar as raízes.
Dica: uma boa rega antes do transplante ajuda seus vegetais a se adaptarem ao novo ambiente externo.
Se você comprar mudas em uma loja, certifique-se de soltar o solo ao redor das raízes antes de transplantar. Coloque a muda no solo até o primeiro conjunto de folhas.
Espaços para caminhada.
Não se esqueça ao colocar suas plantas que você precisará de um espaço para caminhar e capinar.
Você pode fazer isso facilmente com pavimentadoras ou trampolins. Não negligencie a importância da remoção de ervas daninhas, pois seus vegetais podem ficar lotados.
Além disso, um jardim lotado é mais propenso a doenças e infestação de insetos devido à falta de boa circulação de ar.